• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Escolhas orçamentárias do governo federal impactam avanço do PIB nordestino, diz especialista

Escolhas orçamentárias do governo federal impactam avanço do PIB nordestino, diz especialista

No Nordeste, indicador econômico cresceu menos que a média nacional entre 2021 e 2022

Por Da Redação
Ás

Escolhas orçamentárias do governo federal impactam avanço do PIB nordestino, diz especialista

Foto: Agência Brasil

Dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), divulgados na semana passada, mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) real do Nordeste cresceu menos que a média nacional entre 2021 e 2022. A região permanece a mais pobre do país, se considerado o PIB per capita.

Em 2021, o PIB real da região cresceu 3,5%, ante 5,0% do Brasil; em 2022, 3,4%, frente a 2,9%. No acumulado do biênio, o Nordeste registrou 7,0%, contra 8,0% da média nacional. Em entrevista à CNN, Leonardo Trevisan, professor da ESPM e especialista em Economia, aponta as escolhas orçamentárias do governo federal como principais responsáveis pela estagnação da economia da região em relação à média nacional. 

“São Paulo tem um PIB 54% maior que todos os estados nordestinos. Por que isso está acontecendo? É só olharmos para os últimos 20 anos. Em 2021, por exemplo, 62% dos gastos tributários foram para a região Sudeste e Sul. Para os estados nordestinos e da região Norte, foi apenas 28%”, aponta o especialista, com base em estudo da FGV.

“Essas contas são reveladoras de escolhas orçamentárias. Não adianta a gente continuar a imaginar que quando damos todos os impulsos industriais e benefícios para o Sudeste e Sul estamos desenvolvendo o país. Não estamos. O Nordeste paga o preço dessas escolhas orçamentarias”, completa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário