'Espero que Bolsonaro troque Weintraub antes de decisão do STF', diz Tabara Amaral
A parlamentar afirmou que o titular do MEC é incompetente
Foto: Reprodução / Folha
A deputada Tabata Amaral (PDT-SP), articuladora de um pedido de impeachment do ministro da Educação, cobra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) troque Abraham Weintraub da pasta antes que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue o caso.
De acordo com a deputada, o pedido de impeachment foi muito coerente no sentido de que ele só apontou crimes de responsabilidade.
“Todos os dias ele [ministro da educação] comete quebra de decoro. Ele ofende parlamentares. Presidentes de outros países, os cidadãos, mães de cidadãos. Eu tenho a esperança de que o presidente seja mais rápido do que o STF. Que ele fale assim: 'posso ter uma visão ideológica x, agora não dá para não ter alfabetização; posso ter uma ideologia y, mas não posso perder um R$ 1 bilhão para a educação'”, disse.
A parlamentar afirmou que o titular do MEC é incompetente e que usa redes sociais para atacar adversários. Ela fez críticas ao ministro por sua ausência nas discussões sobre a carteirinha estudantil digital, o ID Estudantil — que caducou semana passada — e em razão da versão final da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do novo Fundeb (fundo público para manutenção da educação básica).