Saúde

Estudo revela benefícios da canela na redução da glicone sanguínea

Pesquisa contou com 18 participantes com sobrepeso ou obesidade durante o ensaio randomizado

Por Da Redação
Ás

Estudo revela benefícios da canela na redução da glicone sanguínea

Foto: Pixabay

Um novo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition apontou que a canela, muito conhecida por ser utilizado em alimentos doces e salgados, também twem outra utilidade pouco conhecida. Além de tempero, apresenta benefícios para o tratamento de pré-diabéticos. A pesquisa revela que a canela está associada à redução do açúcar no sangue. No total, 18 participantes com sobrepeso ou obesidade participaram do ensaio randomizado. 

Durante duas semanas, os participantes adotaram uma dieta com baixo teor de polifenóis, compostos conhecidos por suas propriedades antioxidantes, antivirais e cicatrizantes.

A dieta "bege" incluía carboidratos simples, mas não continha canela inicialmente. Metade dos participantes recebeu suplementos diários totalizando 4 gramas da especiaria, enquanto o grupo placebo consumiu carboidrato maltodextrina durante quatro semanas. Posteriormente, os grupos foram trocados para uma segunda fase do estudo.

Os resultados revelaram que os participantes que consumiram canela apresentaram níveis e picos de glicose no sangue mais baixos em comparação com aqueles que tomaram o placebo. Essa conclusão foi alcançada através do uso de glicosímetros, dispositivos de monitoramento contínuo de glicose, que realizaram verificações a cada 15 minutos ao longo do estudo.

Embora os testes orais de tolerância à glicose não tenham mostrado diferença entre os dois grupos, os autores do estudo explicam que o monitoramento contínuo de glicose é mais sensível, o que permitiu detectar as variações.

No entanto, especialistas não envolvidos na pesquisa levantaram preocupações sobre o uso do carboidrato maltodextrina como placebo, sugerindo que poderia influenciar a resposta glicêmica e acentuar as diferenças entre os grupos. Portanto, eles defendem a necessidade de estudos adicionais utilizando placebos que não afetem os níveis de açúcar no sangue.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.