FIFA visita Brasil para vistorias em arenas que podem ser utilizadas na Copa Feminina de 2027
País concorre para ser sede da competição; Salvador está entre a listas de cidades-sede
Foto: @sanfjunior/Divulgação
"Natural como o futebol". É com este lema que o Brasil pretende convencer a FIFA e a todos os membros com direito a voto de que o país é o melhor lugar para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. A decisão sobre o país-sede do próximo Mundial será tomada durante o congresso da entidade em 8 de maio. Mas antes disso, o projeto será analisado por comissários da entidade, que devem visitar o país ainda este mês, entre os dias 20 e 23.
Por aqui, dez cidades já se candidataram para serem sede das partidas do mundial feminino: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Cuiabá, Manaus e Brasília. Todas elas já atendem um dos requisitos da FIFA: possuir, ao menos, uma arena.
Quatro deles receberão a visita técnica da Fifa este mês (a escolha e a logística de visitação fica a cargo da entidade): Maracanã, Fonte Nova, Arena Pernambuco e Mané Garrincha.
Os comissários vão avaliar se o caderno de propostas condiz com a realidade. Ao final, eles darão notas a cada uma das candidaturas. Só seguirão para a votação em maio aquelas que receberem pelo menos o grau 2.
Após a visita e as notas, restará aguardar até maio, quando o resultado final será divulgado pela entidade máxima do futebol.