• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Fóssil brasileiro de 100 milhões de anos que seria leiloado é recuperado
Brasil

Fóssil brasileiro de 100 milhões de anos que seria leiloado é recuperado

Objeto foi retirado de forma ilegal do país e anunciado na Itália

Por Da Redação
Ás

Fóssil brasileiro de 100 milhões de anos que seria leiloado é recuperado

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) informou, na última quinta-feira (17), que um fóssil brasileiro de peixe, que viveu há mais de 100 milhões de anos, foi recuperado pelo Brasil após ser retirado do país de forma ilegal e ser anunciado em um site de leilões da Itália. Segundo o órgão, a recuperação ocorreu após a instauração de um procedimento em Juazeiro do Norte (CE), em 2020. O fóssil é avaliado em aproximadamente R$ 16 mil.

O procurador da República à frente do caso, Rafael Rayol, explicou que ainda não está esclarecido como a peça foi retirada do Brasil, e explicou que essa é uma prática comum. “Esse é um patrimônio da nação brasileira que se encontrava no exterior de forma clandestina. Tem grande relevância científica, arqueológica e financeira. Sua repatriação vai permitir o trabalho de pesquisadores brasileiros e internacionais, assim como a divulgação e a apresentação em museus brasileiros”, disse Rayol.

O fóssil do peixe deve ser encaminhado à Universidade Regional do Cariri (Urca), onde passará a compor o acervo do museu da instituição. Rayol destaca que há, ainda, dezenas de procedimentos de repatriação de fósseis brasileiros em trâmite. Os casos ocorrem em seis países, além da Itália: França, Alemanha, Holanda, Espanha, Japão e Coreia do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.