Generais do Sudão concordam com cessar-fogo de 72 horas na tentativa de encerrar combates
Conflito, que começou no dia 15 de abril, já matou mais de 420 pessoas
Foto: Reprodução/YouTube
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que os generais sudaneses rivais concordaram com um cessar-fogo de três dias a partir desta terça-feira (25), na tentativa de encerrar os combates. O conflito já matou pelo menos 427 pessoas.
"Após negociações intensas nas últimas 48 horas, as Forças Armadas Sudanesas e as Forças de Apoio Rápido (FAR) concordaram com um cessar-fogo em todo o país a partir da meia-noite de 24 de abril, que irá durar 72 horas", declarou Blinken duas horas antes da entrada em vigor da trégua. "Nesse período, os Estados Unidos esperam que o Exército e as FAR respeitem plena e imediatamente o cessar-fogo".
Os combates acontecem desde o dia 15 de abril, entre o Exército comandado pelo general Abdel Fattah Al Burhan e as forças paramilitares do general Mohamed Hamdane Daglo, e essa não é a primeira vez que uma trégua é anunciada.
O secretário de Estado, em contato com os dois generais rivais e com múltiplos atores regionais, informou que trabalha com aliados para o início de "uma comissão" que seria responsável por negociar um fim permanente das hostilidades no Sudão.