Genial/Quaest: Lula é mal avaliado por 86% do mercado financeiro, mas rejeição cai 4%
Já Haddad teve crescimento de 10% na avaliação positiva do setor
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma avaliação negativa por parte de 86% do mercado financeiro, de acordo com nova pesquisa da Genial/Quaest, publicada nesta quarta-feira (10).
Apesar do alto índice, o cenário de variações é positivo para o petista, já que no levantamento anterior, divulgado em março de 2023, 90% dos entrevistados do mercado financeiro rejeitavam o presidente.
Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), teve um crescimento de 10% entre os que avaliam a gestão positivamente, chegando a 26%. Além disso, 37% consideram o trabalho dele regular e outros 37% reprovam.
O mercado também avalia que a decisão do Banco Central de manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano - medida fortemente criticada pelo governo federal - foi acertada, na opinião de 91%. Apesar disso, 88% acreditam que a Selic vai cair ainda em 2023.
A pesquisa do instituto Quaest foi feita a partir de 92 entrevistas com fundos de investimento sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro, na segunda-feira (8).