• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Gilmar Mendes anula condenações de corrupção assinadas por Sergio Moro contra José Dirceu na Lava Jato
Política

Gilmar Mendes anula condenações de corrupção assinadas por Sergio Moro contra José Dirceu na Lava Jato

O ministro do STF justificou a decisão com o relato de que existem indícios de que Moro atuou contra Dirceu para atingir o presidente Lula

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Gilmar Mendes anula condenações de corrupção assinadas por Sergio Moro contra José Dirceu na Lava Jato

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes anulou todos os atos processuais do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro José Dirceu na segunda-feira (28). Os processos são relacionados a operação Lava Jato. A decisão do ministro anula as condenações de Moro e decisões de instâncias superiores que confirmam as condenações.

O ministro encaminhou a cópia da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde dois recursos de Dirceu aguardam julgamento. Mendes declara que existem indícios de que Moro atuou contra Dirceu para atingir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro diz que os indícios levados ao STF demonstram a falta de isenção de Moro em relação a Lula "também impediu que José Dirceu tivesse direito a um julgamento justo e imparcial".

Mendes decidiu anular as decisões porque acredita que o juiz e os procuradores se uniram para prejudicar os réus, usando a condenação de um para incriminar o outro.

"[...] a acusação contra José Dirceu era um ensaio da denúncia que seria oferecida contra o atual Presidente. Afinal, ao antecipar detalhes da denúncia que seria oferecida contra Luiz Inácio Lula da Silva, em mensagem dirigida ao ex-Juiz Sérgio Moro, Deltan Dallagnol se referiu especificamente ao ora requerente [José Dirceu]".

A decisão anula casos que condenaram José Dirceu a mais de 23 anos de prisão por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro em esquemas de corrupção na Petrobras.

Em nota, a defesa de José Dirceu diz que o ex-ministro "recebeu com tranquilidade a decisão".

"O ex-ministro José Dirceu recebeu com tranquilidade a decisão do Supremo Tribunal Federal que anula todas as condenações da operação Lava Jato que incidem contra ele. A decisão, que restitui seus direitos políticos, entende que os processos contra Dirceu tinham por objetivo real atingir o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o que demonstra a quebra de parcialidade das ações."

"A anulação atende ao pedido da defesa do ex-ministro, que solicitou a extensão da decisão da 2ª Turma do Supremo que considerou parciais as decisões da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro nos casos que envolvem o presidente Lula. José Dirceu sempre confiou na Justiça".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.