• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Gincana quer mobilizar jovens para combater a fome durante a pandemia do coronavírus
Brasil

Gincana quer mobilizar jovens para combater a fome durante a pandemia do coronavírus

Objetivo é ajudar 10 milhões de famílias

Por Da Redação
Ás

Gincana quer mobilizar jovens para combater a fome durante a pandemia do coronavírus

Foto: Divulgação

Uma gincana pretende engajar 10 milhões de jovens brasileiros para arrecadar fundos necessários para alimentar 10 milhões de famílias, que estão sofrendo mais com as consequências da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. Este é o principal objetivo do Desafio 10x10, idealizado pelo urbanista e premiado especialista em jogos cooperativos transformadores Edgard Gouveia Júnior e apoiado por ONGs, artistas, influenciadores e líderes religiosos e da iniciativa privada. 

Lançada nesta segunda-feira (22), o desafio vai durar 30 dias e transformar a internet brasileira em uma grande gincana virtual tendo a juventude como protagonista. Na primeira semana, vários dos maiores gamers e youtubers do Brasil vão mobilizar suas comunidades de fãs e seguidores para arrecadar fundos para a aquisição de cestas digitais de alimentos para as famílias beneficiadas.

Alguns deles somam juntos 14 milhões de seguidores em suas redes sociais. “Artistas, esportistas e outras celebridades participarão da gincana mobilizando suas respectivas bases de fãs na gincana de arrecadação. Será uma grande mobilização em favor do Brasil, usando o que os brasileiros têm de melhor, ou seja, sua criatividade e capacidade de entrega em favor do próximo”, diz Edgard Gouveia.

Os fundos serão geridos pela Doare, plataforma especializada em arrecadação de doações online, e distribuídos às famílias beneficiadas pelas reconhecidas ONGs Gerando Falcões, CUFA (Central Única das Favelas) e ChildFund. Juntas, as três organizações têm presença nacional direta, ou por meio de parceiros, chegando até a comunidades de baixa renda, incluindo quilombolas, indígenas e ribeirinhos. 

O Desafio surge para enfrentar a realidade da fome e da desigualdade, vivida por milhões de famílias e piorada pela eclosão do coronavírus. Um estudo feito por pesquisadores da Inglaterra e da Austrália junto com o Instituto Mundial das Nações Unidas para a Pesquisa Econômica do Desenvolvimento, indica que a pandemia pode levar 14 milhões de brasileiros para a pobreza. “O sociólogo Betinho já dizia que que tem fome, tem pressa. É este sentido de urgência que nos fez criar e lançar o Desafio 10x10", diz Gouveia.

Como funciona

O Desafio vai mobilizar a sociedade por meio da Onda Jovem, o engajamento da Geração Z, que, no Brasil, chega a 30 milhões. Diversas pesquisas mostram que este é um grupo muito ativo e com grande capacidade de influenciar a sociedade. A partir do Desafio 10x10, a Onda Jovem vai se mobilizar para arrecadar fundos e desafiar mais pessoas para entrarem na coopetição contra a fome e a desigualdade, por meio das redes sociais e outros meios virtuais.

Para ajudar neste esforço, celebridades, artistas, gamers, esportistas, religiosos, organizações e empresas também vão engajar suas redes de fãs, clientes e apoiadores nesta gincana pelo bem. A base da gincana será uma plataforma on-line. E o desafio é simples: contribua para a arrecadação e traga pelo menos 10 novas pessoas de suas respectivas redes. O resultado da arrecadação será exibido em tempo real na plataforma, aumentando o sentimento de coopetição.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.