Glenn Greenwald pede que Justiça rejeite denúncia contra ele
Juiz federal Ricardo Leite decidirá se aceita ou não a denúncia do MPF
Foto: Reprodução
O jornalista Glenn Greenwald, do site "The Intercept", pediu na quarta-feira (22), que a Justiça rejeitasse a denúncia apresentada contra ele pelo Ministério Público Federal (MPF). O recurso foi apresentado à 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, mas caberá ao juiz federal Ricardo Leite decidir se aceita ou não a denúncia do MPF. Caso ele aceite, o jornalista se torna réu.
Glenn Greenwald foi denunciado na terça-feira (21), mesmo sem ter sido investigado ou indiciado, pela operação Spoofing, que investiga invasões de celulares de autoridades. Glenn foi denunciado pelos crimes de associação criminosa e de interceptação telefônica, informática ou telemática, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.
O site Intercept publicou no ano passado, conversas atribuídas ao então juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e a procuradores da Operação Lava Jato. Segundo o site, Moro orientou ações e cobrou novas operações dos procuradores, o que, para o Intercept, evidencia parcialidade do então juiz.