Brasil

Governo anuncia nova proposta de reajuste para servidores até Dezembro

Decisão é tomada após rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente

Por Da Redação
Ás

Governo anuncia nova proposta de reajuste para servidores até Dezembro

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

O governo federal anunciou, na última quinta-feira (16), que apresentará uma nova proposta para o reajuste dos servidores da União até 15 de dezembro. A decisão foi tomada após uma rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que reuniu membros do Executivo e entidades do funcionalismo público.

O secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, destacou os esforços do governo para encontrar espaço orçamentário e financeiro a fim de consolidar uma proposta até o final do ano. Até o momento, o governo dispõe de R$ 1,5 bilhão para a correção salarial dos servidores federais, equivalendo a menos de 1% de reajuste em 2024.

A falta de uma nova proposta tem gerado desgaste para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialmente com setores importantes do funcionalismo, como Receita Federal e Polícia Federal (PF), que ameaçam paralisações e greves diante das dificuldades nas negociações salariais.

Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), ressaltou que "a paciência dos servidores está esgotando" e considera inadmissível chegar ao final de 2023 sem uma proposta "razoável". A Mesa de Negociação Permanente, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, busca conciliar interesses entre governo e entidades sindicais, sendo reativada após ter sido paralisada durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.