Política

Governo convoca aplicativo X para explicar mudanças em termos de uso envolvendo IA

Serão usados todas as publicações em tempo real para treinamento da Inteligência Artificial "Grok"

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Governo convoca aplicativo X para explicar mudanças em termos de uso envolvendo IA

Foto: Mauro Pimentel/AFP

Após o fim da suspensão da rede social determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) convocou o X, antigo Twitter, nesta segunda-feira (21), solicitando explicações em relação às mudanças nos termos de uso que foram anunciadas pela plataforma. 

A partir do dia 15 de novembro, todo o conteúdo publicado no aplicativo será usado para treinamento da Inteligência Artificial generativa "Grok", criado pela própria empresa. Segundo o texto da seção “seus direitos e concessão de direitos no conteúdo”, o X terá permissão para utilizar as publicações dos usuários em tempo real no treinamento de suas IA. Outro ponto a ser citado é a alteração no período de retenção dos dados dos usuários, que antes era de 18 meses e agora será por tempo indeterminado.

A autarquia afirmou que “tem urgência em receber esses esclarecimentos” devido à proximidade da data de mudança dos termos de uso. A ANPD não detalhou qual o prazo para que o X responda à convocação, porém a ausência de respostas pode configurar obstrução à fiscalização, o que é definido como uma "infração grave".

“Caso seja percebido risco de grave dano à proteção de dados ou à privacidade dos titulares, outras medidas poderão ser tomadas”, informou em nota.

A autarquia afirma que a empresa tem colaborado com as fiscalizações.

Não é novidade a ANPD convocar uma rede social para prestar esclarecimentos sobre o uso de dados. Em julho, a Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, teve que suspender o uso de dados de usuários para o treinamento da IA generativa da empresa, a Meta.AI. Nesse caso, a empresa adicionou uma opção para que o usuário possa negar acesso aos dados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.