Governo cria plano contra ataques cibernéticos no setor de Defesa

Aumento na quantidade de incidentes cibernéticos em órgãos públicos motivou a criação

Por Da Redação
Ás

Governo cria plano contra ataques cibernéticos no setor de Defesa

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Casos parecidos com a invasão do hacker Walter Delgatti no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) motivaram o governo federal a criar o Plano Setorial de Gestão de Incidentes Cibernéticos do Setor Defesa (PSGIC-Def). A portaria que cria o sistema está no Diário Oficial da União (DOU) desde o final de 2023. 

Em janeiro do ano passado, 11 alvarás falsos de soltura foram inseridos no sistema do CNJ, além de um mandado de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

O plano tem o objetivo de estabelecer procedimentos para a gestão de incidentes virtuais dentro do setor, entre eles a criação de equipes, coordenação entre as mesmas e a colaboração com o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR-GOV).

Segundo a portaria, o plano visa melhorar, constantemente, suas estratégias, mantendo-se alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais. O objetivo final é assegurar que a gestão de incidentes cibernéticos seja contínua, eficaz e oportuna para prevenir crises de segurança.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário