Governo da Bahia amplia número de câmeras inteligentes em Salvador
Capital baiana agora passa a contar com 1.500 equipamentos
Foto: Farol da Bahia
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) deu início, nesta terça-feira (14), à nova fase do projeto Video-Polícia em Salvador, com a ampliação de mais 1.200 câmeras de reconhecimento facial, de placas e de análise situacional. A entrega dos equipamentos foram feitas pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT) e pelo secretário da SSP, Ricardo Mandarino, no Centro de Operações e Inteligência.
A partir de agora, os policiais poderão acessar, produzir e compartilhar informações em diversos formatos, seja por áudio, vídeo ou foto, em tempo real. Inicialmente, os material serão utilizados na capital baiana e na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
"Essa é a primeira fase do projeto que busca fazer videomonitoramento e atualizar o que há de mais moderno na nossa polícia. Ao todo prevê a instalação de quatro mil câmeras em 80 cidades", disse o governador.
Para além do reconhecimento facial, tecnologia já utilizada em diversos ponts da cidade, Salvador também passa a contar com captura de placas veiculares que tenham algum tipo de restrição. Por meio do equipamento, os policiais poderão alertar sobre situações ou comportamentos considerados suspeitos.
Além da entrega dos equipamentos, também foram entregues pelo governador da Bahia 10 viaturas de combate à incêndio auto bomba tanque e salvamento e 31 veículos para unidades do Corpo de Bombeiros de Salvador e RMS.