Governo do Peru vai plantar 1 milhão de árvores para proteger Machu Picchu
Complexo arqueológico tem mais de 35 mil hectares
Foto: Jacqueline Saraiva/Divulgação
O presidente do Peru, Martín Vizcarra, deu início a uma campanha nesta quinta-feira (9), com o intuito de proteger Machu Picchu das chuvas e deslizamentos. De acordo com o governo, a meta é reflorestar parque arqueológico com um milhão de árvores.
Vizcarra assegurou que a meta é um compromisso do governo. A cidadela, localizada na província de Urubamba, a 80 quilômetros a noroeste da cidade de Cuzco, sofre com a ameaça de deslizamentos no inverno. Durante o verão, é o sol que prejudica a natureza, com ocorrências de incêndios. O complexo arqueológico faz parte de área de proteção com mais de 35 mil hectares.
No domingo (5), a empresa de trem que leva os turistas decidiu suspender o serviço por várias horas, devido aos deslizamentos de pedras e lama. Especialistas do Ministério do Ambiente alertam sobre a necessidade de plantar árvores no cinturão ecológico, conhecida como zona tampão. O complexo arqueológico, encontrado em 1911 pelo explorador americano Hiram Bingham, foi declarada pela Unesco como Patrimônio Mundial em 1983.