'Governo estuda corrigir portaria que libera recursos para piso da enfermagem’, diz ministra
Nísia Trindade, no entanto, não deu uma estimativa de quando isso ocorreria
Foto: Farol da Bahia
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou na manhã desta sexta-feira (19), em agenda no auditório da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em Salvador, que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda ajustar a portaria que abre crédito especial de R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso nacional dos trabalhadores da enfermagem. A ministra, no entanto, não deu uma estimativa de quando isso ocorreria.
A fala de Nísia ocorre após críticas relacionadas ao valor liberado pela portaria. Em recente nota, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) informou que o valor sancionado pelo governo não paga um terço do piso dos profissionais de saúde que atuam nos municípios.
“O que nós fizemos desde o início foi manter o diálogo dentro do governo, sob a coordenação da Casa Civil, sobre qual caminho deveria ser seguido para fazer frente pela implementação do que é constitucional e que representa o reconhecimento do papel da categoria de enfermagem. A partir de um grupo de trabalho, nós fizemos uma proposta de natureza técnica para viabilizar a repartição de recursos.
“A portaria foi publicada, mas estamos trabalhando para corrigir distorções nesse processo e ver outras alternativas. No entanto, já estamos trabalhando no repasse de recursos, pois reconhecemos que é nossa obrigação e não podemos descuidar disso”, completou.