Governo realiza pesquisa para saber como está a saúde dos brasileiros
Dados são coletados por telefone e dura cerca de 12 minutos

Foto: Ilustração
A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) é realizada todos os anos por meio do Ministério da Saúde e ouve cerca de 27 mil pessoas para coletas informações sobre a saúde dos cidadãos. Os dados começam a ser coletados a partir deste primeiro mês de 2020.
Segundo a pasta, "a participação é importante para para que seja possível conhecer o retrato da saúde dos brasileiros e para o planejamento e monitoramento das ações e políticas públicas voltados para a saúde da população".
Podem participar da pesquisa pessoas com 18 anos ou mais, e que mora em uma das 26 capitais brasileiras, além de Brasília. Segundo o ministério, o tempo médio para participar do questionário é de cerca de 12 minutos.
As ligações serão feitas das 9 às 21h (horário de Brasília) nos dias da semana, e das 10 às 16h aos sábados, domingos e feriados. A participação na pesquisa é voluntária.
O ministério alerta ainda que durante a pesquisa não será perguntada qualquer informação relacionada a documentos pessoais, como CPF, RG ou até mesmo dados bancários. As únicas informações pessoais obtidas por meio da pesquisa dizem respeito à idade, sexo, escolaridade, estado civil e raça/cor.