• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo terá mais trabalho na reforma do IR com desoneração da folha, diz especialista
Política

Governo terá mais trabalho na reforma do IR com desoneração da folha, diz especialista

A comparação foi feita com a tributação de consumo

Por Da Redação
Ás

Governo terá mais trabalho na reforma do IR com desoneração da folha, diz especialista

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nessa semana a prorrogação da desoneração da folha até 2027, mas especialistas acreditam que o movimento sinaliza que o governo vai passar a ter mais trabalho para reformar o imposto de renda do que se enfrenta no debate sobre os tributos de consumo. As informações são da CNN Brasil. 

De acordo com o sócio-coordenador da área tributária do SGMP Advogados, João Cláudio Leal indica que o governo optou por avançar com a reforma do consumo no primeiro semestre, também pelo fato de as discussões sobre o tema estarem "mais maduras".  

“As propostas de reforma dos tributos que oneram o consumo, sem dúvida, estão mais avançadas que as propostas de reforma da legislação do IR. As mudanças na tributação sobre o consumo, na verdade, estão sendo discutidas há mais de duas décadas”, aponta o especialista.

Já a sócia da área de contencioso tributário do Machado Associados, Maria Andreia dos Santos, a reforma do IR deve ser "muito polêmica" porque possivelmente vai abarcar tributação de dividendos, mudanças nos juros sobre capital próprio, revisão de deduções, entre outros. 

“Determinadas partes dessas medidas poderão ter efeito perverso em termos de desestímulo ao investimento no país. Por todas essas variáveis, não deverá ser uma reforma consensual. Serão necessários estudos e debates para que haja pontos de consenso”, afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.