Grandeza de setor aeroespacial no Brasil
Confira o nosso editorial desta quinta-feira (10)
Foto: Divulgação/Agência Espacial Brasileira
A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira, celebra 28 anos nesta quinta-feira (10).
É um aniversário com planos. Neste ano, a autarquia quer dar seguimento a projetos, segundo a Agência, já em andamento, como continuar produzindo satélites — alguns que têm lançamento previsto ainda para este ano — e aproveitar para ressaltar a importância do setor no Brasil.
Inclusive, em recente entrevista na imprensa, o presidente da AEB, Carlos Moura, destacou que a expectativa é que o setor aeroespacial seja tão grande quanto o aeronáutico no Brasil.
Um dos feitos que vale menção a atuação da Agência, em 2019, quando um satélite brasileiro levou banda larga para lugares remotos, como quilombos em Cavalcante, no estado de Goiás.
As celebrações começaram ontem, quarta (9), com uma projeção mapeada na cúpula externa do Museu Nacional da República. Será exibida animação feita especialmente para a data, começando às 19 horas e terminando 24 horas, nos dias 10 e 11.
A data ainda lembra – com homenagem em eventos – 16 pessoas de relevância contemporânea e histórica para o Programa Espacial Brasileiro.