• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Grupo apresenta ação para barrar candidatura de Trump à Presidência em 2024
Mundo

Grupo apresenta ação para barrar candidatura de Trump à Presidência em 2024

Liberais abriram processo em tribunal de Minnesota, nos EUA

Por Da Redação
Ás

Grupo apresenta ação para barrar candidatura de Trump à Presidência em 2024

Foto: Reprodução

Um grupo liberal entrou com uma ação na terça-feira (12), em Minnesota,  para impedir que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump participe da eleição presidencial de 2024. 

O processo foi aberto no tribunal estadual pelo grupo Free Speech For People, uma semana depois que outro grupo iniciou uma contestação semelhante no Colorado. Ambos casos são vistos como tentativas legais. Trump, no entanto, já negou qualquer irregularidade e prometeu lutar para permanecer nas eleições presidenciais.

Processo

Uma disposição pós-Guerra Civil da 14ª Emenda assegura que qualquer funcionário do país que preste juramento de defender a Constituição dos EUA está desqualificado para ocupar cargos caso se envolva “em insurreição ou rebelião” ou se tiver “prestado ajuda ou conforto” aos rebeldes. No entanto, a Constituição não especifica como fazer cumprir esta proibição. 

“Donald J. Trump, através de suas palavras e ações, depois de prestar juramento de apoiar a Constituição como funcionário dos Estados Unidos, então se envolveu na insurreição conforme definido pela Seção 3 da Décima Quarta Emenda”, diz um trecho do novo processo. “Ele está desqualificado para ocupar a presidência ou qualquer outro cargo nos Estados Unidos”, completa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.