Grupo Globo lidera verbas de publicidade do governo federal sob a gestão de Lula
Record e SBT também recebem montantes significativos
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Em apenas seis meses de gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Grupo Globo retomou o protagonismo na publicidade do governo federal, recebendo ao menos R$ 54,4 milhões em propagandas da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e de ministérios. A Record ficou em segundo lugar, com R$ 13 milhões, e o SBT em terceiro, com R$ 12 milhões.
Durante o governo anterior, sob Jair Bolsonaro, os valores pagos aos principais veículos de mídia eram similares, com uma pequena vantagem para a Record. Em quatro anos, a emissora de Edir Macedo recebeu cerca de R$ 200 milhões em campanhas publicitárias da Secom e ministérios, enquanto a Globo acumulou R$ 189 milhões e o SBT, R$ 169,35 milhões.
Nesta nova gestão, a Record perdeu espaço na publicidade em canais digitais, enquanto a Globo manteve sua liderança e recebeu ainda cerca de R$ 9 milhões em anúncios veiculados durante o Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora.
O relacionamento entre Lula e a Globo tem sido mais amistoso do que no passado, apesar das críticas históricas do Partido dos Trabalhadores (PT) à empresa de comunicação. Essa mudança pode ter contribuído para a retomada da emissora como principal beneficiária das verbas de publicidade do governo federal.