Guedes diz que economia vai ter retomada na mesma velocidade da queda do PIB
Ministro da Economia afirmou que economia já está se recuperando no Brasil

Foto: Reprodução
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, nessa terça-feira (1º), após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar sobre a queda de 9,7% no Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre deste ano, é um "som distante" da crise causada pelo novo coronavírus. Para ele, atividade econômica já está se recuperando e o Brasil vai crescer em "V", ou seja, haverá uma retomada na mesma velocidade da queda.
"A economia já começa a retomada em V, mas o registro do segundo trimestre ainda é uma queda de 10%, que aliás é o que todo mundo previa. Esse foi o impacto inicial, uma queda da aparentemente 10%, mas na verdade é um som distante, é o som do impacto da pandemia lá atrás e é onde o Brasil ficaria caso não tivéssemos feito todas as medidas que fizemos", disse Guedes.
O ministro também pontuou as medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal, a exemplo do auxílio emergencial e o programa de manutenção de empregos, além do socorro a estados e municípios, como justificativa da retomada em V.
"Esse foi o impacto inicial. Mas na verdade isso é um som distante. O som daquele impacto da pandemia lá atrás que é onde o Brasil ficaria. O que acontece é que nós, com essas medidas, conseguindo criar uma volta em V. A economia está voltando em V", afirmou.
Durante a audiência na comissão do Congresso Nacional, que acompanha as medidas tomadas contra o coronavírus, o ministro também comentou sobre o anúncio de mais quatro parcelas de R$ 300 do auxílio emergencial.
"Está havendo uma tentativa de uma aterrissagem suave, descendo para R$ 300, quatro prestações até o fim do ano. Essas são as últimas camadas de proteção que estamos lançando", disse Guedes.