Hemoba divulga guia sobre doação de sangue durante a epidemia de dengue na Bahia
Orientações visam garantir segurança e eficácia na doação
Foto: Camila Souza/GOVBA
Com aumento alarmante dos casos de dengue na Bahia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lançou um guia direcionado aos candidatos à doação, doadores e pacientes com doenças benignas do sangue. O objetivo é fornecer orientações detalhadas sobre o prazo necessário para a doação de sangue após a recuperação completa de voluntários que contraíram arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, bem como medidas preventivas específicas para pacientes com doenças do sangue e diretrizes para a conduta transfusional em casos de dengue nas unidades de saúde pública e hospitais.
A iniciativa está inserida no contexto do Dia D de mobilização nacional contra a dengue, promovido pelo Ministério da Saúde, que ocorre neste sábado (02) em todo o país.
A atual situação epidemiológica do Brasil aponta para uma epidemia de dengue, que vem desencadeando um sério problema de saúde pública em todo o território nacional. Esse aumento expressivo de casos está diretamente relacionado aos períodos de calor e chuva, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Na Bahia, a situação não é diferente. Até o dia 24 de fevereiro, foram registrados 16.771 casos prováveis de dengue no estado, representando um aumento de quase 100% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, oito óbitos decorrentes da doença foram confirmados em diferentes municípios baianos, o que reforça a gravidade da situação. Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) tem intensificado as ações de combate à dengue em conjunto com os gestores municipais.
A epidemia de dengue tem acarretado não apenas um aumento na demanda por atendimento médico, mas também um impacto significativo nos estoques de sangue da Hemoba. Em particular, a escassez de plaquetas, essenciais para o tratamento de pacientes com dengue grave, tem sido uma preocupação constante. Diante dessa realidade, a Fundação convoca ativamente a população da Bahia para contribuir com a doação voluntária de sangue, destacando a importância desse gesto solidário no tratamento de diversas doenças, incluindo a dengue, e na realização de cirurgias nas unidades hospitalares.
Para atender à crescente demanda por doações, a Hemoba está ampliando seus horários de atendimento. Além das unidades fixas, a Fundação está disponibilizando uma unidade móvel no Shopping da Bahia, em Salvador, de 27/02 a 02/03, das 8h às 17h, com intervalo de uma hora para o almoço. Além disso, neste sábado, as unidades da Hemoba em Feira de Santana e Juazeiro estarão em funcionamento para mais um "Sabadão Solidário", com atendimento das 8h às 13h e das 7h às 11h30, respectivamente. A população pode consultar os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado no site oficial da Hemoba.
Para ser elegível à doação de sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. É necessário apresentar um documento de identificação com foto emitido por órgão oficial. Além disso, é importante seguir as recomendações prévias à doação, como não estar em jejum, não ter consumido álcool nas últimas 12 horas e não ter fumado nas últimas duas horas. Também é aconselhável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação. Quanto ao tempo de inaptidão para doação de sangue após a recuperação completa de arboviroses, são necessários 30 dias para dengue, zika e chikungunya, e seis meses para dengue hemorrágica. A Hemoba enfatiza que todo o material utilizado na coleta é descartável, garantindo a segurança do doador e do receptor.