Infrações graves realizadas por pilotos de aeronaves aumentam mais de 500% em 2023
Muitas das autuações são de táxi aéreo irregular, quando o profissional não tem autorização para prestar esse tipo de serviço
![Infrações graves realizadas por pilotos de aeronaves aumentam mais de 500% em 2023](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/171696/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=23d009d05018adf4516fba78eefff4f4)
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Dados da agência nacional de aviação civil apontam que as infrações graves praticadas por pilotos de aeronaves cresceram mais de 500% em 2023. Muitas das autuações são de táxi aéreo irregular, quando o profissional não tem autorização para prestar esse tipo de serviço.
O Brasil tem 26 mil pilotos habilitados e uma das maiores frotas do mundo em aeronaves. O comandante e professor de pilotagem, em São Paulo, Costandi Kardosh, diz que a fiscalização do setor de transporte aéreo se intensificou bastante nos últimos anos.
São ações coordenadas, constantes, capazes de de identificar até mesmo esquema de traficantes que contratam o serviço de pilotos para transportar drogas.
"O acréscimo de aeronaves com essa versatilidade muito grande do helicóptero e aviões de pequeno porte que acabam possibilitando que pessoas de má índole ou pessoas que não tenham o conhecimento correto da aviação acabem usando as aeronaves para cometer crimes ou cometer infrações de menor gravidade", completa Costandi.
O Brasil bateu recorde na cassação de licenças de pilotos de avião e helicóptero em 2023. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no ano passado, 46 condutores perderam a autorização para voar, número que representa um aumento de mais 557% em relação a 2022, que registrou apenas 7 anulações.
Esta é a punição máxima que a a ANAC pode aplicar quando comprovadas infrações consideradas gravíssimas, desde fraudes em requisitos de formação até condutas temerosas com danos para a sociedade.
Luiz Ricardo Nascimento, diretor da ANAC. "Muito pilotos fraudaram suas horas mínimas para alcançar suas licenças. Outro fator bastante grave, é quando um piloto leva passageiros sem ter a capacidade para isso.
Pelo menos 2 acidentes recentes são investigados por transporte irregular de passageiro. Realizar táxi aéreo clandestino pode resultar em multa no valor de R$200 mil, além da suspensão ou cassação dos certificados dos pilotos envolvidos.