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INSS paga aposentadorias de agosto; veja calendário e quem recebe

Por FolhaPress
Ás

INSS paga aposentadorias de agosto; veja calendário e quem recebe

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta segunda-feira (26) aposentadorias, pensões e demais benefícios de agosto. O calendário segue até o dia 6 de setembro, conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador.

Para os moradores do Rio Grande do Sul que vivem nas cidades atingidas pelas chuvas, os depósitos continuam sendo antecipados para o primeiro dia do calendário (26), enquanto durar o estado de calamidade pública. Os demais aposentados e pensionistas seguem com o calendário normal.

Recebem primeiro os cidadãos com renda previdenciária de até um salário mínimo, de R$ 1.412 em 2024. Depois, são pagos os benefícios maiores, acima do mínimo até o teto previdenciário.

Os benefícios serão pagos de 26 de agosto a 6 de setembro. O pagamento cai na conta informada ao se aposentar. Quem escolhe receber por conta-benefício deve ir até o banco sacar os valores no caixa eletrônico.

VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO INSS EM AGOSTO

PARA QUEM RECEBE UM SALÁRIO MÍNIMO

Final do NIS  |  Data de pagamento do benefício de agosto
1  |  26 de agosto
2  |  27 de agosto
3  |  28 de agosto
4  |  29 de agosto
5  |  30 de agosto
6  |  2 de setembro
7  |  3 de setembro
8  |  4 de setembro
9  |  5 de setembro
0  |  6 de setembro


PARA QUEM RECEBE ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO

Final do NIS  |  Data de pagamento do benefício de agosto

1 e 6  |  2 de setembro
2 e 7  |  3 de setembro
3 e 8  |  4 de setembro
4 e 9  |  5 de setembro
5 e 0  |  6 de setembro

Calendário de pagamento dos INSS em agosto no RS

Final do benefício  |  Dia do pagamento

0 a 9  |  26 de agosto

 

DATAS DE PAGAMENTO NO SEGUNDO SEMESTRE

Para quem recebe o salário mínimo

Final do benefício  |  Set/24    Out/24    Nov/24    Dez/24
1  |  24/set    25/out    25/nov    20/dez
2  |  25/set    28/out    26/nov    23/dez
3  |  26/set    29/out    27/nov    26/dez
4  |  27/set    30/out    28/nov    27/dez
5  |  30/set    31/out    29/nov    30/dez
6  |  01/out    01/nov    02/dez    02/jan/25
7  |  02/out    04/nov    03/dez    03/jan/25
8  |  03/out    05/nov    04/dez    06/jan/25
9  |  04/out    06/nov    05/dez    07/jan/25
0  |  07/out    07/nov    06/dez    08/jan/25

Para quem recebe acima do salário mínimo

Final do benefício  |  Set/24    Out/24    Nov/24    Dez/24

1 e 6    01/out    01/nov    02/dez    02/jan/25
2 e 7    02/out    04/nov    03/dez    03/jan/25
3 e 8    03/out    05/nov    04/dez    06/jan/25
4 e 9    04/out    06/nov    05/dez    07/jan/25
5 e 0    07/out    07/nov    06/dez    08/jan/25

 

COMO É O PAGAMENTO DO BENEFÍCIO DO INSS? 

Os pagamentos são feitos conforme o mês de competência. A liberação dos valores é feita no final de cada mês e adentra o início do mês seguinte. Por exemplo: a competência de maio começa a ser paga no final de maio e vai até o início de junho.

Recebem primeiro os segurados cujo valor do benefício é de um salário mínimo e, depois, os beneficiários que ganham mais, até o teto do INSS.

 

QUEM TEM DIREITO?
Todos que recebem um benefício previdenciário têm direito ao pagamento mensal, na data estipulada pelo calendário anual do instituto. No caso dos beneficiários do Sul, os valores antecipados serão liberados no dia 26 apenas para os que moram nos municípios em estado de calamidade pública.

Segundo o Ministério da Previdência Social, o objetivo é ajudar beneficiários que estejam em dificuldades por causa da situação de calamidade pública nos municípios atingidos por chuvas nos últimos dias.

 

COMO CONSULTAR O VALOR?

Os segurados podem consultar os valores no site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de "Extrato de Pagamento". A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.

Caso não tenha acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Será preciso informar o número do CPF e confirmar informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

 

VEJA O PASSO A PASSO

- Pela internet, é possível conferir se está tudo correto com os valores do benefício do INSS ou com a data, além de checar em qual banco ocorrerá o pagamento do benefício

- Acesse o Meu INSS com o login e a senha Clique na opção "Extrato de Pagamento" Selecione o mês desejado Se desejar imprimir, clique em "Baixar PDF"  

- Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa também é possível usar os serviços de home banking acessando a opção:

- "Previdência Social", para o Banco do Brasil "Extrato Previdenciário", na Caixa  Confira extrato de empréstimo

- O segurado pode consultar mensalmente o Meu INSS para saber se há empréstimos que geram desconto no benefício

- Acesse o Meu INSS com o login Clique na opção "Extrato de empréstimo" 

- Se recebe mais de um benefício previdenciário, consulte um por vez

-  A tela vai mostrar as informações do benefício e a margem consignável Se preferir imprimir, clique em "Baixar PDF" 

 

COMO É FEITO O DEPÓSITO DA APOSENTADORIA?

Os valores são depositados na conta do beneficiário, seja ela aberta na hora da aposentadoria ou alguma conta-corrente ou poupança que o segurado tenha indicado.

O cidadão que tem conta-benefício deve fazer o saque do dinheiro ou a transferência. Neste modelo, não é possível usar a função débito.

Quem recebe por conta-corrente pode fazer as movimentações bancárias habituais, como pagar contas com o cartão ou por Pix, fazer transferências e demais negociações, assim como quem tem conta-poupança.

 

COMO SOLICITAR O PAGAMENTO DE BENEFÍCIO NÃO RECEBIDO?

- Quem não recebeu o pagamento de algum benefício pode solicitar ao INSS os valores devidos

- Acesse o site do Meu INSS 

- Faça login no sistema, escolha a opção "Agendamentos/Requerimentos" 

- Clique em "Novo requerimento", digite no campo "pesquisar" a palavra "não recebido" e selecione o serviço desejado 

- O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação 

- Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção "Agendamentos/Requerimentos"   

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