IPC-S desacelera em três das sete capitais pesquisadas na terceira quadrissemana de junho
São Paulo registra a desaceleração mais significativa, enquanto Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília apresentam aceleração
Foto: Agência Brasil
Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) desacelerou em três das sete capitais pesquisadas na terceira quadrissemana de junho em comparação com a segunda leitura do mês.
No período analisado, o IPC-S registrou uma queda de 0,24%, após uma queda de 0,17% na segunda quadrissemana.
A desaceleração mais significativa ocorreu em São Paulo, onde o índice passou de -0,01% para -0,28%. Salvador e Belo Horizonte também apresentaram desaceleração, com o IPC-S passando de -0,24% para -0,28% e de -0,05% para -0,09%, respectivamente.
Por outro lado, houve aceleração nos seguintes locais: Recife, com o IPC-S passando de 0,14% para 0,16%; Rio de Janeiro, de -0,05% para 0,04%; Porto Alegre, de -0,37% para -0,33%; e Brasília, de -0,73% para -0,72%.
O IPC-S é um indicador que mede a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços em diferentes capitais do Brasil ao longo de determinado período. A quadrissemana corresponde a um período de quatro semanas consecutivas, e as variações do IPC-S refletem a evolução dos preços nesse intervalo de tempo.