Jericoacoara proíbe uso de jumento em passeios de charrete na praia
Montarias em cavalos com a mesma finalidade também estão vetadas
Foto: Divulgação/MP-CE
O uso de jumentos para puxar charretes em passeios de turistas na praia de Jericoacoara (CE), no litoral cearense, está proibido a partir do dia 12. As montarias em cavalos com a mesma finalidade também estão vetadas.
Um decreto assinado pelo prefeito Lindmbergh Martins (PSD) foi publicado no último dia 5. Ele atende a pedido do MP-CE (Ministério Público o Ceará) e de entidades protetoras de animais, proibindo o uso desses animais na vila que pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara.
A prefeitura argumenta que uma lei estadual de 2021, que instituiu a política de proteção animal, veda maus-tratos a animais de transporte e o trabalho excessivo deles.
Segundo o texto do município, "a realidade demonstra que os interesses dos animais têm sido violados em prol do ser humano para fins de entretenimento".
"As inúmeras notícias trazidas ao conhecimento acerca da realização de passeios turísticos movidas por equinos (jumentos) na Vila de Jericoacoara, com práticas de maus-tratos aos animais (falta de descanso, ausência de água, trabalho sob o sol sem sombra, alimentação aquém da necessária, castigos físicos com açoites etc.) precisam ser coibidas", alerta o decreto.
Para evitar prejuízos a quem vive da atividade, a prefeitura deu início a um cadastro dos operadores afetados pela medida, para que possam ser inseridos em breve em outras atividades.