Jô Soares foi considerado um dos maiores humoristas do Brasil; relembre a carreira
Apresentador e humorista morreu nesta sexta-feira (5), aos 84 anos
Foto: Reprodução/ TV Globo/Zé Paulo Cardeal
O apresentador, humorista, ator e escritor Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5), aos 84 anos. O apresentador do “Programa do Jô”, exibido na TV Globo de 2000 a 2016, é considerado um dos maiores humoristas do Brasil. Isso porque o humor foi seu ponto de partida e sua assinatura no teatro, na TV, no cinema, nas artes plásticas e na literatura.
Considerado pioneiro do stand-up, Jô participou de atrações que fizeram história na TV, como “A família Trapo” (1966), “Planeta dos homens” (1977) e “Viva o Gordo” (1981). Além disso, escreveu livros e atuou em 22 filmes. Nos últimos 25 anos, ele ficou conhecido por apresentar o talk-show “Programa do Jô”.
Em sua vida, o carioca José Eugênio Soares sempre foi muito talentoso. Nascido em 16 de janeiro de 1938, ele era o único filho do empresário Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Leal Soares. Em entrevista ao Fantástico em 2012, Jô disse que “pelo fato de sempre ter sido gordo, preferia ser mais conhecido pelo espírito do que pelo físico”.
Na infância, Jô estudou em colégio interno. Aos 12 anos de idade, foi estudar na Suíça, onde ficou até os 17. Lá, passou a se interessar por teatro e shows. Mas o plano original não era seguir carreira nos palcos. Como os negócios do pai Orlando fracassaram, a família teve de retornar ao Rio. Nesta época, Jô estava disposto a encarar a vocação recém-descoberta nas artes.
A estreia na TV aconteceu em 1958. Naquele ano, ele participou do programa “Noite de gala” e passou a escrever para o “TV Mistério”, que tinha no elenco Tônia Carreiro e Paulo Autran. Pelos 17 anos seguintes, a partir de 1970, Jô Soares ficou na TV Globo. A estreia foi no programa “Faça humor, não faça guerra". Quando seu contrato com a Globo venceu, em 1987, Jô Soares foi para o SBT. Ele atribuiu a mudança à possibilidade de apresentar um programa de entrevistas na nova emissora.