• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Jovem de 25 anos aguarda medicamento pelo SUS para iniciar tratamento contra doença rara na Bahia
Bahia

Jovem de 25 anos aguarda medicamento pelo SUS para iniciar tratamento contra doença rara na Bahia

Ela conseguiu na Justiça o direito de receber o remédio do governo do Estado, mas ainda aguarda em UTI de hospital de Feira

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Jovem de 25 anos aguarda medicamento pelo SUS para iniciar tratamento contra doença rara na Bahia

Foto: Divulgação/GOVBA

Uma mulher de 25 anos sofre há meses com fortes dores, dificuldades para falar e até mesmo com a perda de movimentos dos braços e pernas. Diagnosticada com porfiria aguda intermitente, uma doença rara e grave, provocada por defeitos na produção de enzimas da hemoglobina, Mylenna Medeiros agora luta em busca de um tratamento eficaz.

A maior dificuldade da família é custear o tratamento da jovem. A doença demanda o uso de um remédio específico para inibir os sintomas — o Hemina (Panhematin), não disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Somado ao tratamento, o custo pode chegar a R$ 400 mil.

Atualmente, ela está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.

Para tentar resolver o problema e acelerar o tratamento da jovem, a família dela se aliou à Associação Cearense de Portadores de Doenças Raras, que entrou com um processo para que o governo da Bahia fosse obrigado a bancar o tratamento.

A Justiça foi favorável, mas até a tarde de quarta-feira (5), Mylenna ainda não havia recebido o medicamento. A expectativa com a vitória na justiça, no entanto, é que, agora, a paciente receba a medicação e tenha melhor qualidade de vida com o tratamento adequado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.