• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Julgamento do pedido de cassação de Cláudio Castro será retomado nesta quinta (23)
Política

Julgamento do pedido de cassação de Cláudio Castro será retomado nesta quinta (23)

Caso seja aprovado, ele será o 7º governador a perder o mandato no Rio

Por Da Redação
Ás

Julgamento do pedido de cassação de Cláudio Castro será retomado nesta quinta (23)

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) retomará nesta quinta-feira (23), às 15h, o julgamento dos pedidos de cassação do governador Cláudio Castro (PL). Castro é acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

Na sessão anterior, realizada na última sexta-feira (17), o desembargador Peterson Barroso Simão, relator dos processos, votou pela cassação dos mandatos de Castro, do vice-governador Thiago Pampolha, e do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar. Ele alegou que os desvios cometidos no Ceperj e na Uerj tinham "caráter eleitoreiro" e comprometeram a igualdade nas eleições.

O julgamento foi adiado após o desembargador Marcello Granado pedir vista, solicitando mais tempo para analisar o caso. Granado terá a oportunidade de apresentar seu voto na sessão de hoje.

Após Granado, os demais desembargadores eleitorais votarão na seguinte ordem: Daniela Bandeira de Freitas, Gerardo Carnevale Ney da Silva, Fernando Marques de Campos Cabral Filho, Kátia Valverde Junqueira e, por último, o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

Cada magistrado tem a prerrogativa de pedir vista do processo antes de votar, o que pode resultar em novos adiamentos de até dez dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.