Justiça acolhe denúncia e torna agressor de advogado réu por injúria
O ataque ocorreu no aeroporto de Brasília e foi registrado em vídeo
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O homem que agrediu verbalmente o advogado Zanin no aeroporto de Brasília foi acolhido como réu por injúria pela Justiça do Distrito Federal. Identificado como Luiz Carlos Bassetto Júnior, ele aparece em um vídeo insultando o advogado com palavras ofensivas, como "o pior advogado que pode existir", além de xingá-lo de "bandido", "corrupto" e "safado". No vídeo, Bassetto ainda expressa vontade de agredir Zanin fisicamente, enquanto o advogado permanece calado e não reage aos ataques.
Indicado por Lula, Zanin está prestes a tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (03). A Ordem dos Advogados do Brasil também fez uma denúncia crime contra o agressor, solicitando uma indenização de R$ 150 mil por danos morais.
O avanço do processo na Justiça sinaliza que o episódio de agressão verbal não ficará impune, e a denúncia do Ministério Público do DF e dos Territórios contribui para a responsabilização do réu. A atitude do homem, que insultou o advogado publicamente, pode ter consequências legais e financeiras, conforme a ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil.