Justiça Eleitoral nega registro de candidatura de ex-genro de prefeito baiano
Caso aconteceu na cidade de Umburanas, no sertão do estado; George Lopes foi casado com filha de Roberto Bruno
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Justiça Eleitoral negou o pedido de registro de candidatura do candidato George Lopes (PRD) à Prefeitura de Umburanas, no sertão da Bahia. George é genro do atual prefeito, Roberto Bruno (União), o que é proibido pela legislação por caracterizar nepotismo.
A decisão foi publicada na terça-feira (9) e atendeu o pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). George Lopes já apresentou pedido de renúncia à candidatura.
Segundo o promotor de Justiça Hugo Fidelis, o candidato George Lopes foi casado com a filha do atual prefeito, e, apesar de formularem pedido de divórcio, o casal permanece com vínculo de parentesco com Roberto Bruno.
“De acordo com as regras que disciplinam o parentesco, a relação que se estabelece entre genro e sogro é de parentesco por afinidade na linha reta e não se desfaz com o rompimento do vínculo conjugal”, destacou o promotor.
Com a renúncia de George, a disputa em Umburanas deverá acontecer entre três candidatos: Vanessa Gomes, pelo PP; Lanes, pelo PSD; e Fabricio Lopes, pelo PRD.