• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisas de empresa por candidatos na Bahia; entenda
Bahia

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisas de empresa por candidatos na Bahia; entenda

Pesquisa feita pela empresa MBF ELEVA LTDA (HIPERDELI) foi considerada irregular pelos diversos motivos.

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisas de empresa por candidatos na Bahia; entenda

Foto: Reprodução/TRE-BA

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão da divulgação de pesquisas eleitorais realizadas pela empresa MBF ELEVA LTDA (HIPERDELI), inscrita no CNPJ nº 41.273.904/0001-78, por causa de irregularidades como: ausência de verificação sobre a condição de eleitor dos entrevistados; dúvidas sobre a autenticidade do Demonstrativo do Resultado do Exercício do Ano Anterior e a falta de clareza quanto aos verdadeiros patrocinadores da pesquisa. 

As pesquisas foram impugnadas nos municípios de Caravelas e Coaraci, no sul da Bahia, e também na cidade de Vera Cruz, na região metropolitana de Salvador.  No município de Caravelas, a suspensão foi decretada pelo Juiz Eleitoral Gustavo Vargas Quinamo no processo nº 0600118-92.2024.6.05.0112, em uma decisão liminar de 17 de julho de 2024. 

Em Coaraci, a decisão liminar da Juíza Eleitoral Marina Aguiar Nascimento, proferida no dia 24 de maio de 2024, levou à suspensão da pesquisa pela falta de apresentação da nota fiscal pelos serviços executados e à ausência de informações sobre a origem dos recursos utilizados, em desacordo com a legislação eleitoral.

Já em Vera Cruz, a impugnação ocorreu no dia 28 de julho, depois que a Justiça Eleitoral identificou as mesmas irregularidades presentes nas pesquisas de Caravelas e Coaraci. A Federação Fé Brasil, composta pelos partidos PT, PV e PC do B, ajuizou o processo desta impugnação. A Juíza da 141ª Zona Eleitoral de Itaparica está avaliando o caso, e o processo está concluso para decisão.

Suspensões

A suspensão tem o objetivo de assegurar a transparência e a integridade do processo eleitoral, garantindo que as informações divulgadas ao público sejam precisas e em conformidade com a legislação eleitoral. A Justiça Eleitoral continua a monitorar e a avaliar a conformidade das pesquisas para proteger a lisura das eleições. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.