Kassio Nunes teria plagiado dissertação de mestrado, diz revista
Dissertação deu o título de mestre em direito ao desembargador
Foto: Samuel Figueira/TRF-1
O desembargador Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao STF (Supremo Tribunal Federal), teria apresentado a dissertação de mestrado à Universidade Autônoma de Lisboa com alguns trechos inteiramente plagiados de artigos publicados na internet. As informações são da revista Crusoé, divulgadas nesta quarta-feira (7).
Os trechos plagiados teriam sido escritos pelo advogado Saul Tourinho Leal, integrante da banca de advocacia de Carlos Ayres Britto, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Crusoé, até erros de português foram copiados, indicando o plágio sem ter uma revisão.
Kassio Marques conseguiu o título de mestre em direito após essa dissertação, em 2015. São pelo menos 10 trechos que reproduzem o texto de Saul Tourinho. No currículo acadêmico, o desembargador Nunes Marques também apresenta um curso de pós-graduação pela Universidad de La Coruña, na Espanha. Segundo a instituição, esse curso não existe na universidade espanhola.