Lewandowski indica aliado de Moraes para Secretaria Nacional de Segurança
Mario Sarrubbo tem 34 anos de experiência em Segurança Pública atuando no Ministério Público de São Paulo
Foto: Divulgação/GESP
Ricardo Lewandowski, futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, pretende indicar o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp). Os dois conversaram nos últimos dias e Sarrubbo aceitou o convite.
Com 34 anos de experiência, Sarrubbo é aliado do ministro do STF Alexandre de Moraes e considerado “linha dura” na segurança. Ministros do STF veem a escolha como positiva, apontando o procurador-geral como alguém com experiência na área e uma visão mais pragmática da segurança.
O trabalho de Surrubbo em São Paulo, tanto na procuradoria quanto como coordenador dos trabalhos das unidades do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), é vista como credencial positiva para a função.
O mandato de Mário Sarrubbo como procurador termina em 17 de abril e, de acordo com aliados, poderia assumir o novo cargo pouco depois da posse de Lewandowski, prevista para o dia 2 de fevereiro.
Outro cotado para Senasp era o sociólogo Benedito Mariano, cujo perfil, embora elogiado, não é considerado o ideal para o momento de fortalecimento das organizações criminosas no país.