Lewandowski libera defesa de Lula para ter acesso a provas obtidas pela Lava-Jato
O ministro alega que o MP e a Odebrecht não podem decidir quais documentos a defesa terá acesso

Foto: Divulgação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, liberou a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ter acesso aos documentos e provas obtidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba, que conduz os processos da Lava-Jato.
Entre os documentos solicitados estão: a troca de correspondência entre a força-tarefa da Lava-Jato e outros países, como Estados Unidos e Suíça; documentos e depoimentos relacionados aos sistemas da Odebrecht; perícias realizadas pela empresa, pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal e por outros países; valores pagos pela Odebrecht em razão do acordo;
No pedido, a defesa alega que nos Estados Unidos, a Petrobras reconheceu culpa perante o Departamento de Justiça e identificou os executivos e políticos supostamente envolvidos no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo. Já no Brasil, a Petrobras se diz vítima, assumiu posição de assistente de acusação e encampou versão acusatória contra o ex-presidente, que resultou na condenação dele.
Na decisão, Lewandowski argumentou que não é correto pedir que o Ministério Público e a Odebrecht elenquem quais dados a defesa de Lula poderia acessar, já que eles são partes envolvidas no processo.