Lula anuncia escritório da Apex em Lisboa durante viagem à Portugal
Presidente também afirmou que faltam "pequenos ajustes" para a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste sábado (22), durante evento em Portugal, que o Brasil abrirá um escritório da Apex (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) em Lisboa. O presidente também afirmou que faltam "pequenos ajustes" para a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
O Chefe do Executivo falou ao lado do primeiro-ministro português, António Costa, na 13ª Cimeira (cúpula) Brasil - Portugal. Ele afirmou que o órgão de comércio exterior se instalará em Lisboa para mostrar "a seriedade e o carinho" da relação entre os países.
Atualmente, a Apex tem escritórios na China, Emirados Árabes Unidos e Israel (Ásia), Bélgica e Rússia (Europa), Estados Unidos e Colômbia (América).
No mesmo encontro, Lula defendeu a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia. O presidente também pediu uma "discussão mais séria" para um tratado entre UE e a Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
"No que depender de mim, a gente vai fazer um acordo União Europeia e Mercosul. Faltam pequenos ajustes e nós temos condições de fazer. Se depender de mim, a gente vai tentar concluir a discussão mais séria do acordo União Europeia e Celac. Se depender de mim, a gente vai rearticular a unidade da América do Sul porque a gente quer provar que juntos somos um grande bloco econômico", disse o presidente.