Lula elabora roteiro internacional em até cinco países no primeiro trimestre
O objetivo é retomar o papel do Brasil como mediador internacional, a defesa do multilateralismo e ampliação das relações comerciais
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio do Lula da Silva (PT) elabora um roteiro internacional em até cinco países no primeiro trimestre deste ano. O objetivo das viagens é retomar o papel do Brasil como mediador internacional, a defesa do multilateralismo e a ampliação das relações comerciais.
Conforme a projeção, o Chefe do Executivo deve desembarcar no final deste mês, na Argentina, para reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Em fevereiro, ele segue em direção aos Estados Unidos. A visita oficial já era organizada mesmo antes da posse do petista, em dezembro, a convite do presidente Joe Biden.
Já em março, Lula planeja viajar para Portugal e para China. Além disso, o governo federal analisa encaixar no roteiro os Emirados Árabes Unidos, com foco nos investimentos que podem ser revertidos para o Brasil.
Ainda no primeiro semestre, a expectativa é de que o novo presidente faça viagens tanto para a Europa como para a África.