Lula participa de reunião de chefes de Estado da União Africana na Etiópia
Presidente fechou acordos com Egito antes de embarcar para Etiópia
Foto: Reprodução/Presidência da República
O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, participa, como convidado, nesta sexta-feira (16) e sábado (17), da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que ocorre em Adis Abeba, capital da Etiópia.
O político desembarcou no país no fim da noite de quinta-feira (15). A União Africana, que reúne as 55 nações do continente, tornou-se integrante oficial do G20 em 2023, com o apoio do Brasil, que ocupa a presidência do grupo dos maiores economias do mundo neste ano.
É a segunda viagem oficial do presidente à África neste mandato. Ele foi à África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe em agosto do ano passado. Além da participação na cúpula, que deve incluir reuniões bilaterais com diversos países, a viagem de Lula à Etiópia é uma visita de Estado.
Para o Ministério das Relações Exteriores, o convite para a cúpula da União Africana pode ser lido como sinal de prestígio, porque, na maior parte das edições, apenas os governantes africanos participam do encontro.
Na capital etíope, a reunião dos chefes da União Africana deve receber entre os participantes o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. A expectativa do Itamaraty é de que Lula se reúna com ambos neste sábado (17) e domingo (18).
Egito
Nessa quinta-feira (15), o petista se reuniu com o presidente do Egito, Abdel Fattah Al-Sisi, no Cairo, capital egípcia. Depois, os líderes participaram da cerimônia de atos que buscam aproximar a relação entre os dois países. Os textos são voltados para a área de ciência e tecnologia e agricultura e pecuária.
O primeiro documento foi assinado pelos titulares da área de ciência e tecnologia. A ministra brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, firmou memorando de entendimento entre os países para permitir projetos e programas conjuntos.
O segundo acordo é uma cooperação técnica na área de agricultura e pecuária. O Brasil negocia a habilitação de mais abatedouros para exportação de carne bovina para o Egito. Esse documento foi assinado pelo embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto.
O convite para a visita de Lula ao país africano, que celebra os 100 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Egito, foi feito pelo líder egípcio durante a COP27 (Conferência das Nações Unidas sobre o Clima), em novembro do ano passado.