Lula pede que Lira e Pacheco fechem acordo sobre MPs
Ideal , segundo o petista, é que isso ocorra antes de sua viagem à China

Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu aos articuladores políticos do governo na Câmara e no Senado que ajudem os presidentes das duas Casas, deputado Arthur Lira (PP-AL) e senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a fechar um acordo sobre a tramitação de medidas provisórias. O ideal , segundo o petista, é que isso ocorra antes de sua viagem à China.
Além disso, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também têm feito esforços junto aos dois chefes do poder Legislativo para que fechem acordo. Pacheco defende que as MPs voltem a tramitar como antes da pandemia.
Quando começou a crise da saúde pública e o Congresso teve que suspender as sessões presenciais, os presidentes das duas Casas decidiram pular a etapa de votação de MPs, em comissões mistas. Esse sistema funciona até agora, sem a comissão mista.
Nesse caso, o texto vai direto para o plenário da Câmara e, se aprovado, segue para o Senado. Lira, por sua vez, diz que se trata de um rito antidemocrático e, portanto, defende a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional.
*Com informação do portal UOL