Política

Lula revoga, em média, dois decretos por dia desde que tomou posse

Presidente já anulou 231 normas impostas por governos anteriores

Por Da Redação
Ás

Lula revoga, em média, dois decretos por dia desde que tomou posse

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Desde que tomou posse, em 1° de janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já revogou ao menos 231 decretos de governos anteriores, o que dá uma média de cerca de dois  por dia. Entre os textos cancelados, estão cancelamento de privatizações de estatais, afrouxamento do Marco do Saneamento Legal e restrição ao porte de armas. O levantamento foi obtido pelo Estadão. 

Os decretos revogados passaram pelo crivo, majoritariamente, dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Esther Dweck (Gestão), além do próprio presidente.

Do total, 155 foram anulados integralmente e 76 parcialmente, até o dia 4 de maio. Parte dessas medidas têm caráter administrativo, já que alteram composições internas de órgãos e conselhos ou mudam escopos de programas do governo federal.

Na avaliação do cientista político Marco Antonio Teixeira, da FGV-SP, Lula quer passar a imagem de que o governo dele é uma ruptura do que foram os últimos seis antes, com as gestões de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

“Todos esses atos têm uma sinalização de ruptura. São simbólicos porque mostram que a atual gestão federal tem outras concepções políticas”, pontuou Teixeira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.