Lula teve agendas oficiais em 18 Estados brasileiros em 2023
Levantamento revela planos do presidente para viagens pelo país em 2024
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve agendas oficiais em 18 estados brasileiros ao longo de 2023, de acordo com levantamento realizado pelo R7. Considerando os 26 estados e o Distrito Federal, onde fica localizada a residência e o local de trabalho do presidente, Brasília, Lula afirmou que tem a intenção de visitar todos os estados do Brasil ainda no primeiro semestre de 2024.
Estados não visitados por Lula em 2023 incluem Acre, Rondônia e Tocantins (Norte); Alagoas (Nordeste); Goiás e Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste); Minas Gerais (Sudeste); e Santa Catarina (Sul).
A primeira visita registrada foi em São Paulo, em 3 de janeiro, quando o presidente esteve em Santos para o velório de Pelé. Sua última viagem do ano ocorreu em Macapá (AP), no dia 18 de dezembro, para a entrega de unidades residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida.
Durante um café da manhã com jornalistas no fim de outubro, Lula expressou sua intenção de percorrer todo o país em 2024, participando de inaugurações de obras de projetos federais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida, além de instituições educacionais como escolas técnicas, institutos federais e universidades.
O presidente também destacou que pretende realizar apenas duas viagens internacionais no próximo ano, uma para participar de uma reunião da União Africana, na Etiópia, e outra na Guiana, em uma reunião dos países do Caricom (Comunidade do Caribe). A intenção é priorizar agendas pelo Brasil, visitando todos os estados no primeiro semestre de 2024, marcando entregas de compromissos feitos durante o ano anterior.