Mais de 21% do território brasileiro foi queimado em quase 4 décadas
Ao todo, mais de 185 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo entre 1985 e 2022
Foto: Reprodução/Pixabay
O mais recente levantamento do MapBiomas, divulgado nesta quarta-feira (26), mostra que o Brasil queimou mais de 185 milhões de hectares entre 1985 e 2022, uma extensão que representa a soma de toda a área da Colômbia e do Chile. Além disso, é possível dizer que cerca de 21,8% de todo o território nacional foi consumido pelo fogo nesse período.
Em média, a cada ano, a área queimada no Brasil equivale a cerca de 16 milhões de hectares. Ainda de acordo com o levantamento, a área afetada pelo fogo varia entre os seis biomas brasileiros. No quadro geral, quando comparamos o percentual de área consumida pelas chamas em relação à área do bioma, Pantanal e Cerrado encabeçam o ranking.
Já quando o índice leva em conta o total de área queimada, Amazônia e Cerrado lideram, com 80,95 e 79,2 milhões de hectares (Mha) queimados, respectivamente. Os dados mostram também que, em nível nacional, os meses entre julho e outubro concentram 79% da área queimada no Brasil desde 1985, com setembro respondendo por 34% do fogo.