Manuel Carlos será número 2 do Ministério da Justiça
Advogado aceitou convite de Lewandowski para assumir secretaria-executiva da pasta
Foto: Arquivo - Carlos Humberto/SCO/STF
O advogado e professor Manoel Carlos de Almeida Neto, 44 anos, aceitou o convite para assumir a secretaria-executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Escolhido pelo futuro Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, Manoel Carlos será o número dois da pasta.
Para assumir o cargo, Manoel Carlos se desligará da direção jurídica da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Ele está na empresa há 8 anos. A nomeação oficial no ministério deve ocorrer no mês que vem, após cerimônia de posse de Lewandowski, em 1º de fevereiro.
Manoel Carlos já trabalhou no gabinete do ministro aposentado do STF e com o decano da Corte, Gilmar Mendes. Também foi cotado para suceder o próprio Lewandowski no STF quando ele deixou a Corte.
Em 2022, o advogado e docente lançou o livro “O Colapso das Constituições do Brasil”. Na obra, Manoel Carlos fala da história das Constituições e a “falta de intimidade institucional” entre os documentos e a sociedade brasileira.
O cargo de secretário executivo é ocupado, atualmente, por Ricardo Cappelli, que está de férias. No entanto, a nomeação de Lewandowski para o Ministério da Justiça já tinha resultado em um futuro incerto para Ricardo Cappelli no ministério. Isso porque os 2 não têm intimidade.
Além disso, o estilo midiático do atual secretário-executivo não combina com o do ministro aposentado do STF, que é mais contido.