Marcas varejistas fecham quase 150 lojas em um ano por causa dos juros altos, aponta levantamento
As unidades foram fechadas nos 12 meses finalizados em março deste ano
Foto: Agência CMA/Reprodução
Um levantamento feito pela Ável Investimentos aponta que pelo menos 144 lojas do varejo foram fechadas nos últimos 12 meses, encerrados em março deste ano - desconsiderando o setor de alimentos.As informações são do jornal O Globo.
Entre as marcas analisadas, a maior redução foi feita pela Magazine Luiza, que tinha 1.477 unidades e agora conta com 1.302 lojas. No primeiro trimestre do ano, a empresa teve um prejuízo de R$ 391,2 milhões, mais do que o dobro do mesmo período do ano passado. Além de perda de 8,2% na Bolsa de Valores.
Outra marca que passa por uma reestruturação financeira é a Marisa que, apesar de ter tido saldo positivo nos 12 meses encerrados em março, passando de 330 para 344 lojas, anunciou em maio que vai fechar 91 unidades.
A companhia teve um prejuízo de R$ 149 milhões entre janeiro e março de 2023 na Bolsa, as ações tiveram queda de 71,43% em um ano.
Atualmente, os juros estão em 13,75% e mais de 70% dos consumidores estão endividados, o que reduziu o consumo nas lojas e aumentaram as dívidas.