Média de casos de Covid-19 cai e aponta enfraquecimento da Ômicron no Brasil
Profissionais temem, porém, o período do carnaval e pedem que as pessoas se cuidem

Foto: Reprodução/Pixabay
O Brasil registrou nos últimos dias uma queda no número de casos da Covid-19, o que pode indicar um enfraquecimento da variante Ômicron do coronavírus. No dia 6 de fevereiro, a média móvel entrou em estabilidade, com 169.301 casos diários. Antes, no dia 31 de janeiro, o número de infecções diárias chegou a alcançar 188.451 registros.
De acordo com a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel Maciel, que tem pós-doutorado em epidemiologia pela Universidade Johns Hopkins, em entrevista ao jornal O GLOBO, isso ocorre em razão da alta transmissibilidade do vírus, que alcança um enorme número de pessoas, mas depois entra em declínio.
Nessa sexta-feira (18), a média caiu para 110 mil. No entanto, o total ainda é alto ao ser comparado com os números de registros da onda da variante Gama, em março e abril de 2021, quando o índice máximo foi de 77.128.
Para Ethel Maciel, a curva brasileira segue dentro do previsto para a nova cepa. “O movimento é muito semelhante ao dos outros países: subida rápida em 20 a 45 dias e o mesmo tempo para descer”, afirma.
A professora, no entanto, ainda se preocupa com o impacto que o período do carnaval pode provocar, apesar de ter sido cancelados em muitas cidades brasileiras.
“O problema é que temos o carnaval aí no meio. Apesar de não haver as festas oficiais, a gente sabe que as pessoas vão se movimentar, viajar. Por isso, quem for participar de festa deve procurar locais abertos, em que o passaporte de vacinação é exigido, e evitar aglomerações. Quem for pegar avião, deve usar máscara mais filtrante, como a PFF2. Ter esses cuidados ainda é importante, especialmente nesse período de carnaval, que pode fazer com que nossa queda de casos seja mais arrastada”, adverte.