Mês Mundial da Voz: fonoaudióloga nos ensina sobre a importância da comunicação consciente, clara e eficaz
Valéria Rezende explica quais caminhos precisam ser seguidos para a saúde vocal e a captura dos seus benefícios
Foto: Arquivo Pessoal
Celebrando o mês do Dia Mundial da Voz, 16 de abril, a fonoaudióloga Valéria Rezende fala sobre a importância de conhecer a voz para a construção da própria imagem, bem como sobre o autocuidado que se deve e os muitos benefícios agregados a essa prática.
A profissional integrante do corpo clínico da Áurea Dermatologia, explica que a voz é a identidade sonora do indivíduo e todo processo de comunicação de sucesso envolve autoconhecimento, saúde, autoestima e qualidade da voz. E, pontua que uma comunicação clara, objetiva e eficaz faz toda diferença para quem fala e para quem recebe a mensagem.
Ainda para Valéria, o processo do autoconhecimento começa quando o paciente passa a gravar e se ouvir com mais frequência, através de áudios e vídeos, hábitos esses que podem favorecer a construção da autoimagem. Ela conta que a prática possibilita ao indivíduo ter um feedback e, assim, observar e mensurar os ajustes que ele mesmo julgar necessário.
“Se você escuta um áudio e percebe que o tom e a forma não estão compatíveis com a mensagem que você quer transmitir, você tem a possibilidade de apagar, refazer e ir construindo a narrativa de acordo com a própria intenção comunicativa. Nesse caso, não se trata de seguir um padrão de voz específico, e sim, eleger as características sonoras que mais combinam com o assunto que está sendo dito”, explica a fonoaudióloga.