Quase 80% das escolas usam busca ativa para encontrar alunos que não voltaram às aulas
Pandemia aumenta evasão escolar no Brasil
Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa feita pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aponta que, com o aumento da evasão escolar durante a pandemia, 78% das escolas municipais fazem busca ativa para encontrar alunos que pararam de frequentar as aulas.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou 171% em 2021, na comparação com 2019. De acordo com os dados, 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre do ano passado.
Para mudar essa realidade, cerca de 78% das secretarias municipais de Educação consultadas pela pesquisa da Undime afirmam que a estratégia da busca ativa é o principal método para encontrar estudantes que não têm acompanhado as atividades escolares remotas, não retornaram para as atividades presenciais em 2022 ou que estão em risco de evadir.
Ainda segundo o levantamento, mais de 80% das escolas municipais já retornaram com o ensino integralmente presencial. Das 3.372 secretarias pesquisadas, a grande maioria está ofertando educação totalmente presencial nas diferentes etapas de ensino, com adesão total ou quase total dos estudantes.