Mundo

México concede asilo politico para Evo Morales

Líder boliviano renunciou ao cargo em meio à forte crise no país

Por Da Redação
Ás

México concede asilo politico para Evo Morales

Foto: REUTERS/David Mercado/Direitos Reservados

O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, afirmou nesta segunda-feira (11) que o México concedeu asilo político ao ex-presidente da Bolívia Evo Morales. Segundo Ebrard, o boliviano havia pedido asilo um dia após renunciar ao cargo.

De acordo com a Reuters, o governo do México teria pedido apoio ao Ministério de Relações Exteriores da Bolívia para que este garantisse a saída de Morales do território. Até o momento não se sabe se o ex-presidente boliviano já deixou o país ou não.

A Organização dos Estados Americanos (OEA), da qual pediu para que os parlamentares da Bolívia realizassem uma eleição com urgência, está avisada sob o pedido de asilo.

O governo mexicano já havia dito mais cedo que considerou a renúncia de Morales como um golpe de Estado, já que os mexicanos reconhecem o boliviano como presidente "legítimo" da Bolívia.

A OEA irá se reunir nesta terça-feira (12) para poder discutir o assunto e tentar resolver a situação na Bolívia. Participará do encontro: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Guatemala, Peru, República Dominicana e Juan Guaidó representando a Venezuela.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário