• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério da Agricultura manda Backer recolher todas as cervejas da marca Backer
Brasil

Ministério da Agricultura manda Backer recolher todas as cervejas da marca Backer

Lote da cerveja Belorizontina, da Backer, está contaminado por dietilenoglicol e monoetilenoglicol

Por Da Redação
Ás

Ministério da Agricultura manda Backer recolher todas as cervejas da marca Backer

Foto: Flávia Lages

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) ordenou a cervejaria Backer a realizar recall de todas as cervejas e chopes da empresa e também suspender a venda de qualquer produto da marca até que seja descartada a possibilidade de contaminação de demais produtos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (13). 

Segundo o Mapa, foram apreendidos 16 mil litros de cerveja na última sexta-feira (10), quando técnicos estiveram no local e interditaram a fábrica da Backer. A medida abrange qualquer rótulo da cerveja, além dos chopes, fabricado entre outubro de 2019 e esta segunda-feira (13).

O restaurante da cervejaria, na mesma área, no bairro Olhos D’água, Região Oeste de Belo Horizonte, funcionou normalmente durante o fim de semana.

De acordo com o site da empresa, 21 rótulos são fabricados pela Backer, são eles:

Backer Pilsen, Cerveja Trigo, Cerveja Pale Ale, Cerveja Bronw, Medieval, Pele Vermelha, Bravo, Exterminador de Trigo, Três Lobos, Capitão Senra, Corleone, Tommy Gun, Diabolique, Pilsen Export, Backer Bohemian Pilsen, Julieta, Backer Reserva do Propietário, Fargo 46, Cabral, Belorizontina e Cacau Bomb.

Casos de contaminação

Segundo a Polícia Civil, mais um lote da cerveja Belorizontina, da Backer, está contaminado por dietilenoglicol e monoetilenoglicol. As duas são utilizadas como anticongelantes em serpentinas de indústrias cervejeiras. Mas monoetilenoglicol é considerado menos tóxico.

A entidade investiga se um ex-funcionário participou de suposta sabotagem na contaminação da cerveja. No fim do ano passado, um supervisor da cervejaria chegou a registrar boletim de ocorrência de contra o ex-trabalhador, que o ameaçou.

Até o momento, a Polícia Civil confirmou onze casos da chamada síndrome nefroneural. Um deles morreu em Juiz de Fora, onde estava internado, na semana passada. Além dos pacientes internados em Belo Horizonte, há um em São Lourenço e outro em Viçosa.

A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que recolheu 183 garrafas de cerveja Belorizontina nos pontos de coleta nas sedes das regionais nesta segunda-feira (13). Destas, 22 são do lote 1348, linhas de produção L1 e L2, que a Polícia Civil já havia detectado contaminação por dietilenoglicol, segundo a Prefeitura.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.